Solicite uma cotação

Formulário de contato





    Categorias

    Jordi

    O QUE SÃO FREIOS DE IMPRENSA E PARA QUE SÃO UTILIZADOS NO SETOR INDUSTRIAL?

    Na Jordi Universal temos freios de prensa, a série Flex, que são utilizados em diferentes setores como, por exemplo, caldeiraria, construção de estruturas metálicas e a fabricação de outros tipos de máquinas industriais.

    A chamada dobra ou dobra de chapa é um processo de conformação sem remoção de material e com deformação plástica. Durante a dobra, a chapa é dobrada até um certo ângulo usando um freio de prensa, onde a chapa a ser formada é colocada sobre a matriz e deformada pelo impacto do punção, que é operado pela parte móvel do freio de prensa. Todas as operações em chapa metálica são realizadas a frio.

    Durante o processo, a chapa é gradualmente dobrada, graças à pressão exercida sobre ela. Desta forma, é a força da pressão que define a dobra da forma final da chapa. Graças a este processo, é possível criar elementos que fazem parte de móveis, insonorização, aplicações de fachadas, tetos, etc., sempre dependendo do material utilizado.

    A versatilidade dessas dobradeiras ou prensas varia muito, dependendo do tamanho da chapa a ser processada, mas algumas podem processar materiais de até 20 mm de espessura. Além disso, alguns freios da prensa industrial podem ter até 18-20 metros de comprimento, o que permite acomodar um grande número de matrizes para diferentes operações de dobra em sucessão.

    Em quais metais podemos usar freios de prensa ou freios de prensa?

    Diversos metais de diferentes formas são utilizados no processo de dobra da chapa, os mais importantes dos quais são:

    Aço macio.
    Aços inoxidáveis austeníticos.
    Alumínio ou cobre de baixa liga.
    Latão.
    Durante todo o processo de dobra da chapa, é a própria maquinaria industrial que é responsável por realizar o trabalho de dobra, dobra e corte da chapa.

    Em que partes geralmente consiste uma máquina de dobra industrial?

    Estrutura: possui todos os suportes necessários para a localização dos diferentes elementos que compõem a máquina de dobra.
    Sistema de apoio: este é o local onde a folha é apoiada antes de ser dobrada.
    Punção: esta é a parte móvel da ferramenta, ou seja, a parte que empurra a chapa contra a matriz.
    Controle numérico: encarregado de controlar os eixos da máquina (movimento do punção, do sistema de suporte da chapa, dos batentes, etc.).
    Dispositivos de acionamento: é aqui que se encontram todos os controles para a operação da máquina.
    Matriz: parte fixa da ferramenta de dobra. A peça, do lado de fora, toma a forma do molde.